Executivo municipal solicita redução do percentual de cargos comissionados preenchidos por servidores efetivos

Executivo municipal solicita redução do percentual de cargos comissionados preenchidos por servidores efetivos

Na última sessão legislativa realizada nesta segunda-feira (4), entrou em pauta o pedido do Poder Executivo Municipal para que seja reduzido o percentual mínimo de cargos comissionados preenchidos por servidores efetivos, de 40% para 20%, sob argumento de que a LC 173/20 proíbe a criação de cargos e que é necessário pessoas com “vínculo de confiança imprescindíveis para desenvolvimento das atividades estatais” .

Todavia, por mais restritiva que seja a LC n. 173/2020, sabemos que a mesma encerra-se em menos de três meses, já que seus efeitos de vedação acabam em 31 de dezembro de 2021, de forma que o executivo pode criar novos cargos, caso seja realmente necessário.

Fora que o argumento de que é necessário “vínculo de confiança imprescindíveis para desenvolvimento das atividades estatais”  dá a impressão de que o Chefe do Executivo não confia nos próprios servidores públicos concursados e capacitados para atuarem na administração pública.

Outrossim, pelos dados divulgados no Diário Oficial e Portal da Transparência, atualmente existem 149 cargos comissionados, e apenas 105 sendo ocupados.

Desta forma, foi encaminhado à Câmara de Vereadores o Ofício nº 113/2021/SSPM, no qual o SSPM se mostra contrário à Mensagem Legislativa nº 91, de 28 de setembro de 2021, e solicita que Vossa Excelência pondere pelo indeferimento da redução para 20% do percentual mínimo dos cargos comissionados preenchidos por servidores efetivos, e pede o apoio da Categoria para que se manifeste contrária a redução de tal percentual.

A atividade estatal deve ser desenvolvida ao máximo possível por servidores efetivos.

SSPM