Estado promete aumento para 2019 e servidores do Detran encerram greve

O Sindicato dos Servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), anunciou o fim da greve dos servidores do órgão. A decisão ocorreu após assembleia geral da categoria realizada nesta quinta-feira (9).
O anúncio foi feito pela presidente do grupo que representa os trabalhadores, Daine Reiner. Os servidores do Detran estavam em greve desde o dia 11 de setembro de 2017.
Segundo o Sinetran-MT, os servidores retomarão suas atividades já nesta sexta-feira (10) atendendo um pedido do governador em exercício, Carlos Fávaro (PSD). Segundo ela, Fávaro assumiu um compromisso com o Sindicato em conceder o reajuste salarial da categoria em 2019.
Carlos Fávaro – que está substituindo Pedro Taques no Palácio Paiaguás enquanto o chefe do executivo esta em viagem à China -, teria se comprometido a conceder o reajuste salarial aos servidores em 2019. De acordo com a categoria, os subsídios estão defasados há dez anos.
No último dia 1º de novembro, a desembargadora Maria Erotides Kneip, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), concedeu uma liminar permitindo que o Governo do Estado cortasse o ponto dos grevistas, fixando ainda multa diária de R$ 50 mil ao Sinetran-MT.
EMBATE
A greve do Detran teve momentos de tensão. No dia 31 de outubro de 2017, servidores do Detran e policiais militares envolveram-se numa polêmica quando os agentes de segurança pública prenderam três manifestantes – trabalhadores do órgão, que protestavam em frente a Casa Civil de Mato Grosso.
Para dispersar os manifestantes, a polícia usou gás de pimenta. O Sinetran-MT acusou os policiais militares de agressão e tortura. Já a PM e o Governo do Estado defenderam a ação policial.
Fonte: Folhamax