SSPM divulga tabela para acompanhamento do percentual de atualização salarial para 2019

A tabela oriunda do Banco Central é usada para monitoramento da inflação no país calculados a partir dos dados obtidos ao logo de 30 dias com variações dos preços comparados com o período base anterior. Os índices contidos são:
IGP-M – (Índice Geral de Preços do Mercado) é uma das versões do Índice Geral de Preços (IGP). É medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e registra a inflação de preços desde matérias-primas agrícolas e industriais até bens e serviços finais.
INPC – (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) é calculado pelo IBGE desde setembro de 1979. Este índice foi criado com o intuito de proteger o poder de compra dos salários da população brasileira, sendo o índice mais usado desde então nos dissídios e reajustes salariais em geral.
IPC–DI – (Índice de Preços ao Consumidor/Disponibilidade Interna) é calculado mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para medir a variação dos preços no varejo. A coleta de dados é feita nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro entre famílias com renda mensal de um a 33 salários mínimos.
IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), medido mensalmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), foi criado com o objetivo de oferecer a variação dos preços no comércio para o público final. O IPCA é considerado o índice oficial de inflação do país.
O cálculo total dos quatro índices até novembro apontam um percentual de 5,525 % o que já elevaria o valor do mínimo para R$ 1.006, 70.
A importância do monitoramento se dá pela divulgação do índice de correção do salário mínimo com vigência no ano de 2019, o que também gera a base do aumento salarial para o funcionalismo público a partir de janeiro e não mais em maio, no dia do trabalhador, data em que normalmente acontecia o reajuste.
A tabela é atualizada mensalmente para demonstração dos valores dos índices para correção monetária no período de 12 meses. Tenha acesso à tabela clicando aqui.
Da assessoria do SSPM