OAB vai protocolar esta semana o pedido de impeachment do presidente.

A OAB vai protocolar esta semana, na Câmara dos Deputados, o pedido de impeachment do presidente Michel Temer. No fim de semana, a Ordem dos Advogados do Brasil concluiu que Temer cometeu crime de responsabilidade.
Em cinco dias, nove pedidos de impeachment foram protocolados na Câmara por causa da delação da JBS e, pelo menos, mais um vai aumentar essa lista.
É o pedido da Ordem dos Advogados do Brasil, aprovado na madrugada de domingo (21). A defesa do presidente chegou a pedir o adiamento, mas não adiantou.
Representantes da OAB de 24 estados e do DF votaram a favor de um pedido de impeachment. Só o do Amapá foi contra e o do Acre não votou.
A OAB concluiu que Temer cometeu crime de responsabilidade e cita duas conversas comprometedoras gravadas pelo delator Joesley Batista. Uma delas é a que o empresário diz a Temer que está segurando juízes e um procurador. O outro trecho é o que Joesley pede ajuda para resolver assuntos pendentes no Cade, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica.
Para a OAB está caracterizado um favor pessoal, incompatível com o cargo de presidente da República. O presidente da Ordem, Carlos Lamachia, diz que não há mais condições para Michel Temer permanecer no cargo.
O pedido de impeachment será entregue à Câmara e caberá ao presidente, Rodrigo Maia, do Democratas, decidir se aceita ou não.
Em 1992, foi um pedido da OAB, com apoio da Associação Brasileira de Imprensa, que deslanchou o impeachment de Fernando Collor. No ano passado, a OAB também apresentou um pedido de impeachment contra Dilma Rousseff.
Fonte: G1