“Número de Processos Administrativos foi expressivo em 2022”, diz Presidente do SSPM

O Processo Administrativo Disciplinar – PAD é uma investigação interna em que o órgão, autarquia, fundação e outros entes fazem a apuração de possíveis atos ilícitos praticados pelos seus servidores.
O agente público que exerce suas funções de modo ilegal, pode responder um PAD. Com isso, após comprovarem os atos ilícitos, você pode sofrer penalidades como advertência, suspensão e, até mesmo, a demissão.
Portanto, a abertura do PAD contra você não significa que há a comprovação do ato ilícito ou, ainda, que sempre terá a penalidade. Mas, com certeza, é um momento de muita apreensão, ansiedade e desgaste emocional.
O número de PAD no recente ano que terminou, chamou a atenção da presidente do sindicato dos servidores públicos.
Jerusa faz um alerta quanto ao grande aumento de Processos Administrativos e Sindicâncias em face dos Servidores Públicos Junto ao Município.
Ela parabeniza todos os servidores que desempenham suas funções com zelo e afinco, no entanto, em consulta ao Departamento Jurídico do SSPM, verificou-se o aumento expressivo de Processos Administrativos e Sindicâncias impetrados a Servidores Públicos pelo Município no ano de 2022.
Em razão desta constatação, a Presidente alerta para que em 2023 os servidores redobrem suas atenções quanto:
Ao bom atendimento ao público;
ao cordial relacionamento entre servidores;
ao satisfatório desempenho de suas atribuições;
ao zelo pelo patrimônio público;
aos cuidados ao firme registro do ponto de trabalho.
Tais observâncias podem contribuir a fim de que não existam novas aberturas de PADs e Sindicâncias Administrativas, que podem levar a perda de direitos de elevação e outros, e lembrando, podem desencadear na demissão do próprio servidor público.
Contribuiu: Blog AB