Movimento Maio Amarelo faz blitz para conscientização no trânsito.

Movimento Maio Amarelo faz blitz para conscientização no trânsito.

Começou em Campo Novo do Parecis o movimento Maio Amarelo. A campanha tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes no trânsito em todo país. No final da tarde desta quinta-feira (25), o Departamento de Trânsito do município com o apoio das polícias militar e civil, SAMU e o Clube de Desbravadores, fizeram uma blitz na entrada principal do bairro mais populoso da cidade, o Jardim das Palmeiras. Com carcaças de veículos danificados por envolvimento em acidentes reais, os vários motoristas que passavam pelo local eram abordados e recebiam orientações sobre o movimento Maio Amarelo. “Vamos ter responsabilidade e consciência de que o trânsito é vida!” – dizia o Assessor de Transporte e Trânsito, Rodrigo Ferreira dos Santos a um condutor.

Os acidentes de trânsito provocam a morte de mais de três mil pessoas por dia e custam ao mundo US$ 65 bilhões anuais, informou nesta sexta a Federação Internacional de Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV). Essa cifra representa mais do que toda a ajuda destinada aos países pobres, lembrou a organização às vésperas da primeira Conferência Mundial sobre Segurança Viária, que será realizada nesta semana que vem em Moscou. Além disso, para cada morte no trânsito, entre 20 e 30 pessoas ficam incapacitadas, em muitos casos de maneira permanente.

A cor amarela foi escolhida em alusão à sinalização de advertência utilizada nos semáforos, por isso na campanha ficou conhecida como a cor de atenção pela vida. Assim como as campanhas de conscientização no combate ao câncer de mama, próstata e contra o vírus HIV, o Maio Amarelo tem o laço na cor amarela como símbolo do movimento.

SSPM